Afinal, o que é NR10 e quais são os objetivos dela? Este é o assunto do conteúdo de hoje!
As Normas Regulamentadoras (NRs) funcionam como orientações que as empresas e negócios precisam seguir para assegurar a saúde e o bem-estar do funcionário no trabalho.
No caso, a NR10 é mais específica para trabalhadores que realizam as funções em contato com instalações e serviços de eletricidade.
É fundamental conhecer mais a fundo sobre as diretrizes dela para saber como alinhar todas as questões dentro da empresa. Caso contrário, é possível sofrer multas ou até mesmo a interdição do local de trabalho.
Então, quer saber o que é NR10 e onde ela deve ser aplicada? Continue a leitura até o final e aproveite!
O que significa a NR10?
A Norma Regulamentadora 10 (NR10) é a diretriz que estabelece as circunstâncias mínimas e necessárias para proteger os trabalhadores que atuam de forma direta ou indireta com instalações elétricas.
Ou seja, a ideia desta norma é regulamentar as atividades que têm relação com eletricidade para que sejam feitas de maneira mais segura.
Assim como as outras Normas Regulamentadoras, a NR10 foi criada no ano de 1978 e teve a redação dada pela Lei nº 6.514.
Qual é o principal objetivo da NR10?
Agora que você já sabe o que é NR10, fica mais fácil de entender qual é o principal objetivo dela. Logo, essa diretriz visa diminuir os riscos e acidentes que podem acontecer com trabalhadores que desempenham as funções em contato com energia elétrica.
Isso é possível porque a norma estabelece ações e condições que devem ser fornecidas para garantir a proteção e a saúde do funcionário.
Vamos imaginar um projeto comum de instalação elétrica.
No caso, a NR10 determina todos os cuidados necessários que precisam ser tomados em todas as fases, que são: montagem, construção, operação e o acompanhamento geral.
Esses cuidados funcionam como medidas de prevenção para que as atividades sejam desenvolvidas com segurança.
Para ficar mais fácil de entender, um exemplo de prática recomendada pela NR10 é a realização da análise preliminar de risco (APR) no local de trabalho. Essa avaliação serve para identificar possíveis riscos, traçar ações preventivas. e garantir boas condições de trabalho.
Além dessa análise, a NR10 também determina:
- deixar os trabalhadores cientes dos riscos existentes e o que deve ser feito para prevenir;
- ter um dispositivo acessível que impeça o fornecimento de eletricidade ao projeto;
- padronizar as atividades;
- oferecer os equipamentos de proteção individual (EPI) necessários para as atividades.
Onde é aplicada a NR10?
Tão importante quanto entender o que é NR10, é saber onde ela deve ser aplicada. Inclusive, essa é uma boa maneira de compreender melhor a implementação da diretriz.
Separamos a seguir uma lista com os principais lugares que devem seguir a norma:
Indústria
Sem dúvida alguma, a NR10 precisa ser aplicada em diferentes tipos de indústria, como a alimentícia, informacional, de veículos, construção civil, entre outras.
Basicamente, a norma deve ser implementada em todas que contam com equipamentos elétricos e sistemas movidos à eletricidade.
Isso tudo para tornar os ambientes industriais mais seguros para os trabalhadores.
Da mesma forma, por exemplo, a indústria também precisa seguir a NR12, que é focada na segurança em relação à máquinas e equipamentos.
Serviços
A NR10 também precisa ser aplicada em qualquer serviço que envolva o uso de equipamentos elétricos ou instalações da mesma origem.
Esses serviços podem ser feitos em consultórios, lojas, escolas, prédios, casas, entre outros exemplos.
Energia
Empresas e trabalhadores que realizam serviços no setor elétrico com constituição, transporte, distribuição e utilização final da energia precisam estar de acordo com as orientações da NR10.
Construção Civil
As construções civis, normalmente, contam com instalações e sistemas elétricos no local. Neste sentido, as diretrizes da NR10 precisam ser aplicadas com eficiência para evitar acidentes e diminuir riscos.
Telecomunicações
Por fim, as empresas de telecomunicações e os profissionais que atuam nela devem estar cientes da NR10 e ter as orientações aplicadas.
Isso porque grande parte da estrutura dessas empresas é composta por sistemas elétricos em associação e outros equipamentos de origem parecida.
Qual a importância da NR-10?
A NR10 é extremamente importante para determinar as condições e requisitos mínimos para que uma tarefa que envolva eletricidade seja realizada com segurança.
Esse conjunto de orientações é capaz de orientar os trabalhadores, fornecer os equipamentos necessários e diminuir os riscos de acidentes que podem acontecer.
Inclusive, esse é um ponto que merece bastante atenção.
Segundo o “Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2023”, feito pela Associação Brasileira de Consicentização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), foram constatados 1.828 mil acidentes com eletricidade, o que configura cinco por dia no Brasil.
Logo, a NR10 entra como importante protagonista para reduzir esses números e garantir um trabalho mais seguro para os profissionais.
A alteração mais recente da NR 10: entenda
Como você sabe, a NR10 existe desde 1978. Só que ela passou por algumas alterações com o passar dos anos para ampliar as diretrizes e as recomendações.
A última atualização foi em 2020, publicada pelo Aviso de Consulta Pública Nº 01 do mesmo ano. O objetivo foi abranger ainda mais riscos e fornecer mais segurança aos trabalhadores que atuam na área com medidas preventivas e outras ações recomendadas.
Acompanhar essas atualizações é essencial para que as empresas estejam alinhadas com as Normas Regulamentadoras no geral e evitem sofrer multas ou outras punições.
Neste sentido, saiba que a Emi Soluções está do seu lado! Trabalhamos há mais de uma década com serviços de inspeções e adequação às Normas Regulamentadoras 10, bem como para as outras existentes.
Nosso objetivo é contribuir para o alinhamento das empresas com as NRs e, assim, com a saúde dos trabalhadores.
Entre em contato com a Emi Soluções e tenha a empresa alinhada à NR10!
Conclusão
Conseguiu entender bem o que é NR10 e qual é a importância desta diretriz? No geral, o objetivo é garantir a segurança e saúde dos trabalhadores que operam com equipamentos ou sistemas elétricos.
Por isso, a norma propõe diferentes tipos de ações para identificar riscos e traçar medidas preventivas, de tal forma que os riscos de acidentes sejam reduzidos.
Se você gostou deste conteúdo, leia também sobre como saber a periodicidade da inspeção da NR13!