A NR12 estabelece requisitos de segurança que devem ser seguidos pelas empresas para proteger os colaboradores

Toda e qualquer empresa ou empreendimento que atua com o uso de máquinas e ferramentas deve estar de acordo com a Norma Regulamentadora 12 (NR12)

Mas o que exatamente ela significa? 

De forma bem simples, essa NR foca em contribuir para a segurança e saúde do trabalhador, assim como as outras normas existentes. 

Isso é feito a partir de orientações estabelecidas que devem ser seguidas pelas empresas para evitar consequências mais sérias. 

Por isso, é de extrema importância saber o que é NR12 e os objetivos para estar sempre de acordo com ela. 

É justamente isso que vamos ensinar neste conteúdo hoje. 

Então, continue a leitura até o final para saber como estar adequado à norma e não correr riscos de sofrer consequências. 

O que significa a NR12?

A Norma Regulamentadora 12 foi criada pelo Governo Federal para estabelecer os requisitos essenciais de segurança e saúde para os colaboradores que realizam as funções do dia a dia em contato com máquinas e instrumentos. 

Basicamente, essa regulamentação determina o que a empresa deve fazer e colocar em prática para que a saúde do trabalhador que tem contato com máquinas e ferramentas seja mantida de forma íntegra. 

Foi criada no dia 8 de junho de 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e passou por diversas mudanças ao longo dos anos feitas pelo Ministério do Trabalho e Previdência. A última mudança ocorreu em 30 de junho de 2019, incrementada pelo Decreto nº 916.

Principais objetivos da NR12

Agora que você já sabe o que é NR12, vamos adentrar nos objetivos que ela propõe, que vão desde identificação dos riscos até mesmo as medidas que podem ser tomadas para proteger os trabalhadores. 

E tem mais, compreender a fundo quais são esses objetivos é uma excelente forma de entender melhor para que serve a NR12. 

Portanto, confira a seguir:  

Identificação e avaliação de riscos

Para começar, um dos principais objetivos da Norma Regulamentadora 12 é identificar e avaliar riscos nas ferramentas no dia a dia de trabalho. 

Isso pode ser feito com inspeções frequentes para checar as condições de funcionamento das máquinas e equipamentos, por exemplo. 

Caso seja identificado algum tipo de risco como exposição a elementos perigosos ou possíveis falhas de fiação, o ideal é cessar as atividades para resolver o problema antes que cause algum problema. 

Afinal, é sempre melhor prevenir, não é mesmo? 

Capacitação dos trabalhadores

Em sequência, outro objetivo da Norma Regulamentadora 12 é promover a capacitação dos trabalhadores para que realizem as funções com segurança. 

Ou seja, todo colaborador que for operar uma máquina precisa ter um treinamento de como o equipamento funciona, os possíveis riscos e todas as ações de segurança que precisam ser tomadas. 

NR12: o que é, objetivos e importância!

Manutenção e documentação

A Norma Regulamentadora 12 também coloca como requisito que uma documentação técnica seja feita com manuais, medidas de segurança, inventário de todas as máquinas e instrumentos e relatórios de inspeção. 

Sendo assim, outro objetivo dessa norma é garantir a manutenção e documentação dos equipamentos e máquinas da empresa. 

Medidas de proteção

Por fim, a Norma Regulamentadora 12 determina que as empresas adotem medidas de proteção para assegurar os colaboradores. 

Essas medidas podem ser orientações bem sinalizadas, sistemas de paradas de emergência e bloqueio, entre outros. 

O que a empresa precisa fazer para se adequar à NR12? 

Existem alguns passos que podem ser seguidos pelas empresas para se adequarem à Norma Regulamentadora 12, como oferecer capacitações aos colaboradores e realizar inspeções frequentes. 

Vamos comentar sobre esses passos logo abaixo: 

– A empresa deve realizar uma análise de riscos em todas as máquinas e equipamentos presentes no local de trabalho

Realizar análises e avaliações das máquinas e instrumentos da empresa é fundamental para estar adequado à Norma Regulamentadora 12. 

Esses procedimentos ajudam a identificar possíveis falhas e prevenir acidentes, o que contribui para manter a segurança dos colaboradores. 

– Com base na análise de riscos, a empresa deve adotar as medidas de proteção adequadas para cada máquina e equipamento

Na medida que as análises de riscos são feitas, outro passo que as empresas precisam tomar é estabelecer ações de proteção para cada máquina em operação. 

As ações têm a ver justamente com as medidas de proteção citadas anteriormente, como sinalização das orientações, botões de desligamento de emergência, entre outras. 

– Os operadores das máquinas e equipamentos devem receber treinamento adequado sobre os riscos envolvidos e as medidas de segurança a serem adotadas 

Para estar de acordo com a Norma Regulamentadora 12, as empresas precisam capacitar todos os colaboradores que vão trabalhar com a operação de máquinas. 

Assim, eles conseguem ter noção dos riscos envolvidos, o que fazer em determinadas situações de emergência e medidas de proteção. 

– A empresa deve fornecer treinamento regular e atualizado

As tecnologias e máquinas estão em constante mudança e desenvolvimento, certo? 

Neste sentido, outro passo para estar adequado à Norma Regulamentadora 12 é oferecer capacitações com frequência e atualizadas para que os colaboradores acompanhem essas mudanças e saiba como manusear as máquinas corretamente. 

– A NR12 requer a elaboração de documentação técnica

Para finalizar, a Norma Regulamentadora 12 também requer que a empresa realize uma documentação técnica das máquinas e equipamentos usados, como mencionamos ao longo deste conteúdo. 

A ideia é reunir em um documento oficial todas as informações de fabricação, manual de operação, medidas de segurança e registros de manutenção. 

NR12: o que significa e qual é a importância

O que acontece caso a empresa não esteja adequada à NR 12?

Além de garantir a segurança dos trabalhadores, que é o principal objetivo, não estar adequado à Norma Regulamentadora 12 pode gerar consequências para as empresas. 

No caso, elas podem ser multadas em valores financeiros, ter equipamentos e máquinas interditadas, serem proibidas de participar de licitações públicas ou até mesmo acarretar em prisão. 

Isso sem contar que a empresa também fica com uma imagem negativa para o público interior e exterior. 

Logo, é fundamental que as empresas estejam adequadas à Norma Regulamentadora 12.

Para isso, você pode contar com a Emi Soluções! Somos uma empresa com 10 anos de mercado e com objetivo de contribuir com a segurança e saúde no trabalho dentro das grandes empresas e indústrias. 

Inclusive, oferecemos serivços de inspeções e adequação às Normas Regulamentadoras 12 e às outras existentes. 

Conheça a Emi Soluções e mantenha a empresa alinhada à NR12 para garantir a segurança dos trabalhadores. 

Conclusão

Foi possível entender o que é a NR12 e para que ela serve? 

Em suma, são orientações para as empresas garantirem a segurança de colaboradores que trabalham em contato com máquinas e ferramentas. 

É fundamental que as empresas estejam atentas aos objetivos e de acordo com o que é pedido para assegurar a saúde dos trabalhadores e evitar consequências graves. 

Qualquer dúvida que tenha restado, entre em contato com a Emi Soluções!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Estamos aqui para realizar seu projeto! Vamos começar?
Olá, como podemos te ajudar?